Seguidores

sábado, 31 de julho de 2010

Do blog .:: Aprendendo Tricô ::.: Pontos extras e Ponto de Borda

Pontos extras

Certas receitas pedem pra montar pontos multiplos de "x" + "y" pontos na agulha. Sempre que voce se deparar com uma instrucao assim, voce deve montar a quantidade de pontos multiplos(que deseja e ao terminar acrescentar os pontos extras que foram pedidos. O numero junto ao "+" significa um extra que deve ser adicionado na quantidade de pontos multiplos.
Exemplo: "Monte pontos multiplos de 5 + 2 na agulha". Voce pode montar 12 pontos pra essa receita ( 10 pontos (multiplo de 5) +2(extras que foi pedido)). Ou, 22 pontos (20 + 2). E assim vai...

Ponto de borda
Outras receitas pedem para montar ponto de borda. Se voce jah eh experiente no trico, ou jah fez esse ponto alguma vez, otimo, sabe o que a receita quer. Por outro lado, se voce eh iniciante e nunca ouviu falar disso fica a ver navios. Mas agora nao mais :)
Explicando de maneira simples o "ponto de borda" eh um ponto que se adiciona no inicio e final da carreira pra evitar que ela vire quando a peca comeca a ficar maior. Esse ponto deixa as bordas do trabalho alinhadas.
Pra formar ele voce faz o primeiro e ultimo ponto da carreira em meia do lado direito e o primeiro e ultimo em trico do lado avesso. Ou, se quiser fazer uma borda mais decorativa pode fazer o lado direito e avesso em meia para o ponto de borda(em vez de direito em meia e avesso em trico )


Visitem a Esther ,